21 de jul. de 2009

Aprenda como afinar um violao ou uma guitarra - Tutorial APtuner


"Aprenda a afinar seu instrumento com o Aptuner"

Para afinar seu instrumento utilizando o computador, O mini tutorial será baseado no aptuner, e você pode baixar o programa neste Link. Você precisará de um microfone comum ou ligar seu instrumento diretamente na placa de som na entrada de microfone, por meio de adaptador ou cabo mesmo. O adaptador é chamado P10/P2 e é facilmente encontrado no mercado, não chega a custar mais do que R$3.00. Agora siga as instruções abaixo e boa sorte.



1° Antes de instalar, verifique se todos os drivers de áudio estão instalados corretamente no seu computador.

2° Caso seus driver estejam funcionando perfeitamente, o programa funcionando corretamente siga para o , caso esteja com dificuldade para configurar o Windows siga os passos abaixo.

3° De um duplo click sobre o ícone de um auto falante na sua barra de tarefas. Conforme mostra a figura abaixo.



4° Nesta janela que abriu, selecione no menu Opções, Propriedades.



5° Em dispositivos mixer selecione a Opção referente à parte de entrada de áudio da sua placa, no caso da foto abaixo é Realktek HD Áudio Input, em outras placas não será tão diferente. Depois de selecionado, na mesma janela marque todas as opções abaixo do selecionado e clique em ok.



6° Ira aparecer à janela de propriedades de gravação e de entrada de áudio. Desmarque a opção "sem áudio" do volume referente ao microfone, na duvida desmarque todos.



7° Abra o programa, pegue o microfone ou plugue seu instrumento na placa de som para começar a afinar.

8° Cada corda do seu instrumento tem um nome e um número. Vamos aprender os nomes e sua numeração. Para isso vamos saber sobre cifragem internacional. O "C,D,E,F,G,A,B" na cifragem internacional é o mesmo que "Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si", Vamos ver o exemplo abaixo.
C - Dó
D - Ré
E - Mí
F - Fá
G - Sol
A - Lá
B - Sí

Agora quando você ver essa nomenclatura já saberá o que significa. Vamos partir para a numeração das cordas e nomenclatura das mesmas. As cordas de um violão ou guitarra são numeradas das mais finas até as mais grossas, então a corda mais fina será a 1° corda, e a mais grossa será a 6°. Segue então a numeração da mais fina a mais grossa, do 1 ao 6. Veja o exemplo abaixo.

1 - Mí ou E
2 - Sí ou B
3 - Sol ou G
4 - Ré ou D
5 - Lá ou A
6 - Mí ou E

9° Vamos partir para o programa. Quando você toca alguma corda verá que o ponteiro mexe, como se fosse um velocímetro de automóvel, se você tocar e não movimentar este velocímetro tente voltar ao 1° passo para configurar novamente, caso esteja movimentando o velocímetro está tudo ok.

10° Para afinar seu instrumento é muito fácil, basta tocar a corda que deseja afinar e o programa irá detectar qual é a tonalidade que a mesma se encontra. Agora que você já sabe os nomes das cordas pode afinar tranquilamente.

11° Bata a 1° corda do seu violão ou guitarra e veja no velocímetro do programa qual nota será mostrada, se não for a letra E está desafinado. Aperte ou afrouxe a corda de acordo com a afinação do seu violão. Aperte até chegar à letra correspondente.

Confira abaixo o exemplo das notas afinadas pelo programa. Lembrando que é da mais fina até a mais grossa.

- 1° Corda - MI -




- 2° Corda - SI -




- 3° Corda - SOL -




- 4° Corda - RE -




- 5° Corda - LA -




- 6° Corda - MI -






Se você estiver na nota desejada, mas o velocímetro não ficar no meio marcando 0 você tem que afrouxar ou apertar de acordo com que ele fique parado no numero 0, se conseguir parabéns sua corda está afinada. Repita o processo para todas as cordas até que estejam afinadas. Se conseguir afinar todas está indo muito bem, continue praticando para se aperfeiçoar nesta esta etapa tão difícil que é afinar o instrumento. Confira mais matérias relacionadas em nosso site.

3 comentários:

  1. Parabenss...é bom ver que existe pessoas disposta a ajudar...nota mil

    ResponderExcluir
  2. Só uma pergunta,no meu AP tuner,as notas sempre vem acompanhada de numeros;ex:a nota E(corda grossa)aparece E2,a A...A2,a nota D..D3,a nota G..G3,a nota B..B3,e por fim a E..E4.
    é assim mesmo?Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo a pergunta anterior.. O afinador AP GUITAR TUNNER trabalha com todas as nota, a numerãção apresentada ao lado da nota corresponde a qual local da escala se encontra a nota. Portanto é normal aparecer este numero, não se preocupe.

    Abraço

    ResponderExcluir